“O trio mais biruta da tela nos divertirá hoje com a comédia...”.
Com certeza, se você tem aproximadamente 40 anos, deve se lembrar e sentir saudades do tempo em que era garoto e não perdia um episódio deste trio, que na verdade foi um sexteto.
Tudo começou quando o ator de teatro Vaudeville Lee Nash - que depois assumiu o nome de Ted Healy - convidou os irmãos Moe (Moses Horwitz) e Shemp Howard (Samuel Horwitz), para trabalharem juntos em teatros e cabarés, muito comuns e populares na época (1920). Assim, literalmente, surgiu a primeira formação dos Três Patetas. Depois de algum tempo, Shemp Howard decidiu sair do grupo, pois detestava viajar - principalmente de avião e navio. Em seu lugar entrou o caçula dos três irmãos e também o mais adorado dos Patetas: Curly Howard
No começo da década de 30, Ted Healy resolveu lançar-se em carreira solo, deixando o caminho aberto para a entrada de Larry Fine (Louis Feinberg), um excelente músico que acabou se tornando o quarto Pateta, isto se levarmos em conta os protagonistas conhecidos do público através da TV.
Foi em 1934, quando assinaram um contrato com a Columbia Pictures, para protagonizarem curtas-metragens de aproximadamente 18 minutos, além de desenhos animados e filmes para TV e cinema.
Depois de muito trabalho e sucesso, aconteceu uma tragédia. Após sofrer vários derrames, morre com apenas 48 anos o personagem com o qual o público mais se identificava: Curly Howard. Em seu lugar retorna Shemp Howard e o sucesso continua. Mas, três anos após a morte de Curly, morre também Shemp. Parecia ser o fim do trio, mas não foi. O felizardo desta vez foi Joe (Joe Besser), o quinto Pateta. Esta formação durou até 1958, quando Joe resolveu seguir os passos do criador do trio - Ted Healy - e também seguiu carreira solo.
Mais uma vez, o destino providenciou um substituto para ser o terceiro (ou o sexto) Pateta. Era Joe de Rita (Joseph Wardell), que devido sua semelhança com Curly Howard, foi batizado de Curly Joe. Depois desta última formação cinematográfica, Moe perde seu companheiro mais fiel, Larry Fine, que morreu de derrame cerebral.
Então, Moe e Curly Joe convidam o comediante Emil Sitka para apresentações em teatros e cassinos, mas o show chega ao fim quando meses depois da morte de Larry, Moe Howard falece aos 78 anos de idade, finalizando assim a história do trio mais biruta da tela.
Antes de morrer, Moe foi questionado por um jornalista se "Os Três Patetas" permaneceriam para sempre no show-business, e ele respondeu: “Para sempre é muito tempo, mas com um pouco de sorte conseguiremos”.
O ator Mel Gibson, que é fã confesso do trio, foi o responsável por produzir o tele-filme “The Three Stooges – 2000" (Dir: James Frawley – 88 Min. – Elenco: Paul Bem-Victor (Moe Howard), Evan Handler (Larry Fine), John Kassir (Shemp Howard), Michael Chiklis (Curly Howard), Marton Csokas (Ted Healy), Peter Callan (Joe de Rita) e Laurence Coe (Joe Besser).
Os irmãos Peter & Bob Farelly (“Quem Vai Ficar Com Mary", 1988), já prometeram realizar um longa-metragem sobre a vida dos Patetas. Bem, os fãs aguardam ansiosos, para ver um novo show de tortas na cara!